Parecer nº 122 de 2021

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Parecer

Ano

2021

Número

122

Data de Apresentação

23/08/2021

Número do Protocolo

1239

Tipo de Apresentação

 

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Urgência

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Da Comissão de Economia, Orçamento, Finanças e Fiscalização, parecer ao Projeto de Lei Ordinária Nº 054/2021, de iniciativa do Poder Executivo, Mensagem Nº 050 de 10 de agosto de 2021, que "Autoriza a abertura de crédito adicional suplementar na importância de R$ 5.703.000,00 (cinco milhões, setecentos e três mil reais)".

    Indexação

    Observação

    Comissão de Economia, Orçamento, Finanças e Fiscalização

    Parecer com relação ao Projeto de Lei Ordinária nº 54/2021, que
    “Autoriza a abertura de crédito adicional suplementar na importância de R$
    5.703.000,00.”
    De acordo com a justificativa apresentada na Mensagem que
    encaminhou o Projeto, o crédito adicional pretendido tem por finalidade
    readequar o orçamento das Secretarias destinados ao pagamento da FOLPAG
    até o encerramento do exercício de 2021.
    O art. 41 da Lei 4.320/64 estabelece que créditos adicionais
    suplementares são os destinados a reforço de dotação orçamentária.
    A abertura do referido crédito encontra-se amparada no inciso III do §1º
    do art. 43 da Lei nº 4.320/64, sendo sua cobertura resultante da anulação
    parcial ou total de dotações orçamentárias.
    As dotações que se pretende reforçar através do crédito adicional
    pretendido na fonte 000 (Recursos Ordinários - Livres) são as de Vencimentos
    e Vantagens Fixas – Pessoal Civil, Obrigações Patronais e Outras Despesas
    Variáveis – Pessoal Civil junto aos projetos/atividades de “Manutenção do
    Serviço de Comunicação Social”, “Manutenção da Divisão de Segurança
    Pública e Trânsito”, “Manutenção das Atividades da Procuradoria Geral do
    Município”, “Manutenção das Atividades da Divisão de Materiais e
    Suprimentos”, “Manutenção das Atividades da Divisão de Licitações”,
    “Manutenção das Atividades da Divisão de Recursos Humanos”, “Manutenção
    das Atividades da Divisão de Administração”, “Manutenção das Atividades de
    Divisão de Administração Financeira”, “Manutenção das Atividades da Divisão
    de Administração Tributária”, “Manutenção das Atividades do Gabinete do
    Secretário – SMOSP”, “Manutenção das Atividades da Divisão de Obras”,
    “Manutenção da Divisão de Desenvolvimento Econômico”, “Manutenção das
    Atividades do Gabinete do Secretário – SMCER”, “Manutenção das Atividades
    da Divisão de Esportes”, “Manutenção das Atividades de Divisão de Recreação
    Orientada”, “Manutenção das Atividades da Divisão Cultural”, “Manutenção do

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    Alameda Oscar Hey, 99 – Centro – CEP: 84261-640
    Fone: (42) 3272-1461 / Fax: (42) 3272-0147
    E-mail: camara@telemacoborba.pr.leg.br

    Funcionamento do Campus – UEPG”, “Manutenção do Polo da Universidade
    Aberta – UAB”, “Manutenção das Atividades da Divisão de Administração e
    Programação”, “Manutenção das Atividades do Gabinete do Secretário –
    SMAS”, “Manutenção da Divisão de Proteção Social Básica”, “Manutenção das
    Atividades do CRAS”, “Manutenção das Atividades da Divisão de Capacitação
    e Geração de Trabalho e Renda”, “Manutenção do Conselho Tutelar”,
    “Manutenção das Atividades do Gabinete do Secretário – SMPHUMA”,
    “Manutenção das Atividades da Divisão de Urbanismo” e “Manutenção das
    Atividades da Divisão de Habitação” junto a Secretaria Geral de Gabinete,
    Procuradoria Geral do Município, Secretarias Municipais de Administração,
    Finanças, Obras e Serviços Públicos, Trabalho e Indústria Convencional,
    Esportes, Cultura e Recreação, Educação, Saúde, Assistência Social e
    Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente.
    Também se pretende reforçar na fonte 103 (5% sobre Transferências
    Constitucionais – FUNDEB), 104 (Demais impostos vinculados à educação
    básica) e na fonte 303 (Saúde - Receitas Vinculadas (EC 29/00 - 15%) as
    dotações de Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil, Outras Despesas
    Variáveis – Pessoal Civil e Obrigações Patronais junto aos projetos/atividades
    de “Manutenção das Atividades dos CMEI’s/Apoio”, “Manutenção das
    Atividades da Divisão de Administração do Ensino”, “Manutenção das
    Atividades do Gabinete do Secretário - SMS”, “Manutenção das Atividades da
    Divisão de Saúde Pública” e “Manutenção da Estratégia de Saúde da Família”
    das Secretarias Municipais de Educação e Saúde.
    Para atender ao reforço das dotações na fonte 000 (Recursos Ordinários
    - Livres) estão sendo cancelados os recursos existentes nas dotações de
    Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil, Obrigações Patronais e Outras
    Despesas Variáveis – Pessoal Civil junto aos projetos/atividades de
    “Manutenção do Gabinete do Secretário - SGG”, “Manutenção do Serviço de
    Comunicação Social”, “Manutenção da Divisão de Segurança Pública e
    Trânsito”, “Manutenção das Atividades do Gabinete do Vice-Prefeito”,
    “Manutenção das Atividades da Procuradoria Geral do Município”, “Manutenção
    das Atividades da Controladoria Geral do Município”, “Manutenção das

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    Atividades do Gabinete da Secretaria Municipal de Administração”,
    “Manutenção das Atividades de Tecnologia da Informação e Comunicação”,
    “Manutenção das Atividades da Divisão de Materiais e Suprimentos”,
    “Manutenção das Atividades da Divisão de Licitações”, “Manutenção das
    Atividades da Divisão de Recursos Humanos”, “Manutenção das Atividades do
    Gabinete do Secretário - SMF”, “Manutenção das Atividades da Divisão de
    Administração Financeira”, “Manutenção das Atividades da Divisão de
    Administração Tributária”, “Manutenção das Atividades do Gabinete do
    Secretário - SMOSP”, “Manutenção das Atividades da Divisão de Obras”,
    “Manutenção das Atividades da Divisão de Pavimentação e Máquinas”,
    “Manutenção das Atividades da Divisão de Serviços Públicos”, “Manutenção
    das Atividades do Gabinete do Secretário - SMTIC”, “Manutenção da Divisão
    de Desenvolvimento Econômico”, “Manutenção das Atividades da Divisão de
    Assistência a Comunidade”, “Manutenção das Atividades do Gabinete do
    Secretário - SMCER”, “Manutenção das Atividades da Divisão de Esportes”,
    “Manutenção das Atividades da Divisão de Recreação Orientada”,
    “Manutenção das Atividades da Divisão Cultural”, “Manutenção do
    Funcionamento do Campus – UEPG”, “Manutenção do Polo da Universidade
    Aberta”, “Manutenção das Atividades da Divisão de Administração e
    Programação”, “Manutenção das Atividades do Gabinete do Secretário -
    SMAS”, “Manutenção da Divisão de Proteção Social Básica”, “Manutenção das
    Atividades dos CRAS”, “Manutenção das Atividades da Divisão de Capacitação
    e Geração de Trabalho e Renda”, “Manutenção da Divisão de Proteção Social
    Especial”, Manutenção das Atividades dos CREAS”, “Manutenção das
    Atividades do Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude – CCAJ”,
    Manutenção das Atividades do Gabinete do Secretário - SMPUHMA”,
    “Manutenção das Atividades da Divisão de Urbanismo”, Manutenção das
    Atividades da Divisão de Projetos e Planejamento Urbano”, “Manutenção das
    Atividades da Divisão de Habitação”, Manutenção das Atividades da Divisão de
    Meio-Ambiente” junto a Secretaria Geral de Gabinete, Gabinete do Vice-
    Prefeito, Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município,
    Secretarias Municipais de Administração, Finanças, Obras e Serviços Públicos,

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    Trabalho e Indústria Convencional, Esportes, Cultura e Recreação, Educação,
    Saúde, Assistência Social e Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente.
    Ainda estão sendo cancelados nas fontes 103 (5% sobre Transferências
    Constitucionais – FUNDEB), 104 (Demais impostos vinculados à educação
    básica) e 303 (Saúde - Receitas Vinculadas (EC 29/00 - 15%) as dotações de
    Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil, Obrigações Patronais e Outras
    Despesas Variáveis – Pessoal Civil junto aos projetos/atividades de
    “Manutenção das Atividades dos CMEIs”, “Manutenção da Divisão de
    Planejamento do Ensino e Aperfeiçoamento Técnico Pedagógico”,
    “Manutenção das Atividades da Rede de Urgência e Emergência”,
    “Manutenção do Centro Regional da Mãe Paranaense”, “Manutenção e
    Aperfeiçoamento dos Serviços de Saúde Bucal”, “Manutenção das Atividades
    do Centro Diluidor”, “Manutenção e Aperfeiçoamento dos Serviços de Saúde
    Mental – CAPS” das Secretarias Municipais de Educação e Saúde.
    A compatibilidade entre as previsões constantes do texto e das tabelas
    com o PPA e a LDO estão sendo incluídos através do art. 3º. No entanto,
    sugere-se a apresentação de emenda para corrigir a nomenclatura de dotação
    constante da última tabela do art. 2º do Projeto. Sendo assim, salvo melhor
    entendimento, não se vislumbram vícios que impeçam o prosseguimento do
    referido Projeto.
    É o parecer.

    Telêmaco Borba, 12 de agosto de 2021.

    __________________________ ___________________________
    Anderson Antunes Antonio Carlos Flenik
    Presidente Relator

    ____________________________
    Ezequiel Ligoski Betim
    Vogal
    Protocolo: 1239/2021, Data Protocolo: 19/08/2021 - Horário: 15:26:12