Indicação nº 356 de 2020
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Indicação
Ano
2020
Número
356
Data de Apresentação
13/07/2020
Número do Protocolo
537
Tipo de Apresentação
Escrita
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
“INDICA AO SENHOR PREFEITO PARA QUE JUNTO A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZE UM ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DA PRÁTICA DE XADREZ NAS ESCOLAS MUNICIPAIS”.
Indexação
ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DA PRÁTICA DE XADREZ NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Observação
Esta indicação visa estimular nossas crianças a esta prática desde cedo, segundo estudos as crianças são capazes de aprender os movimentos das peças de xadrez a partir dos 4 anos de idade. Os benefícios deste fazem com que o aprendizado da criança englobe criatividade, autoestima e respeito ao outro. Tanto que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) estimula a prática no ambiente escolar e criou o Comitê de Xadrez Escolar, para que seu uso seja uma ferramenta pedagógica.
Todo o raciocínio desenvolvido em torno do xadrez ajuda a criança a encarar com mais facilidade matérias do currículo escolar. A matemática é a que mais vantagem leva, pois requer recursos que o xadrez também exige: lidar com probabilidade, progressões, geometria. A prática ainda contribui para raciocínio lógico e concentração, trabalha a paciência, provoca a imaginação, cria maturidade na tomada de decisões, estimula a memória, promove a paciência, estimula a capacidade de dedução da criança, aumenta a habilidade da criança em prever ou observar algo de forma antecipada. Acreditamos que a implantação desta prática nas escolas contribuirá para o desenvolvimento de nossas crianças.
Todo o raciocínio desenvolvido em torno do xadrez ajuda a criança a encarar com mais facilidade matérias do currículo escolar. A matemática é a que mais vantagem leva, pois requer recursos que o xadrez também exige: lidar com probabilidade, progressões, geometria. A prática ainda contribui para raciocínio lógico e concentração, trabalha a paciência, provoca a imaginação, cria maturidade na tomada de decisões, estimula a memória, promove a paciência, estimula a capacidade de dedução da criança, aumenta a habilidade da criança em prever ou observar algo de forma antecipada. Acreditamos que a implantação desta prática nas escolas contribuirá para o desenvolvimento de nossas crianças.