Requerimento nº 7 de 2021

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Requerimento

Ano

2021

Número

7

Data de Apresentação

01/02/2021

Número do Protocolo

152

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

    15

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinária

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

    19/02/2021

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    “REQUER DO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL, QUE REMETA A ESTA CASA DE LEIS, NO PRAZO QUE A LEI LHE CONFERE, AS SEGUINTES INFORMAÇÕES: 1) EXISTE ALGUM PROGRAMA QUE ATENDA AS PESSOAS CELÍACAS NO MUNICÍPIO? SE EXISTE, ELENCAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS; 2) AS ESCOLAS MUNICIPAIS OFERTAM UMA MERENDA DIFERENCIADA AOS CELÍACOS? EM CASO AFIRMATIVO, QUAIS OS ALIMENTOS? EM CASO NEGATIVO, TEM ALGUM ESTUDO PARA O FORNECIMENTO DE UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA? 3) TEM A POSSIBILIDADE DE IMPLANTAR NO ÂMBITO MUNICIPAL O PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DA DOENÇA CELÍACA? CASO AFIRMATIVO, EM QUANTO TEMPO A SECRETARIA PRETENDE EFETIVÁ-LO".

    Indexação

    PROGRAMA QUE ATENDA AS PESSOAS CELÍACAS

    Observação

    A VEREADORA QUE ABAIXO SUBSCREVE, NO USO DE SUAS PRERROGATIVAS REGIMENTAIS, “REQUER DO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL, QUE REMETA A ESTA CASA DE LEIS, NO PRAZO QUE A LEI LHE CONFERE, AS SEGUINTES INFORMAÇÕES: A) EXISTE ALGUM PROGRAMA QUE ATENDA AS PESSOAS CELÍACAS NO MUNICÍPIO? SE EXISTE. ELENCAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. B) AS ESCOLAS MUNICIPAIS OFERTAM UMA MERENDA DIFERENCIADA AOS CELÍACOS? EM CASO AFIRMATIVO, QUAIS OS ALIMENTOS. EM CASO NEGATIVO, TEM ALGUM ESTUDO PARA O FORNECIMENTO DE UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA. C) TEM A POSSIBILIDADE DE IMPLANTAR NO ÂMBITO MUNICIPAL O PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DA DOENÇA CELÍACA? CASO AFIRMATIVO, EM QUANTO TEMPO A SECRETARIA PRETENDE EFETIVÁ-LO. JUSTIFICATIVA: A Doença Celíaca acomete indivíduos com predisposição genética, e consiste em uma intolerância permanente ao glúten, proteína presente no trigo, centeio, cevada, malte, aveia, e também em todos os alimentos e produtos preparados com esses cereais.
    Até recentemente era considerada de incidência na infância, mas com a identificação de diferentes formas de manifestação, atualmente o diagnóstico na idade adulta não tem sido raro.
    A garantia de acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequado e humanizado da doença celíaca, através da implantação do referido Protocolo nos serviços de saúde, busca garantir uma maior sobrevida destes cidadãos evitando complicações e sequelas futuras além de internações hospitalares desnecessárias, recorrentes e sujeitas ao óbito.
    Apesar de estudos recentes indicarem expressiva prevalência da doença celíaca na população, observa-se um significativo desconhecimento desta entre os profissionais de saúde, revelado, sobretudo por uma baixa suspeita diagnóstica.
    Diante do exposto, solicito a respectiva apreciação, na certeza de que após o trâmite regular, será ao final deliberado e aprovado na forma regimental.
    Protocolo: 152/2021, Data Protocolo: 27/01/2021 - Horário: 16:16:44