Parecer nº 57 de 2013

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Parecer

Ano

2013

Número

57

Data de Apresentação

22/08/2013

Número do Protocolo

1089

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinária

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

    Projeto de Lei Ordinária

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

    Gabinete Ver. Carlos Roberto Ramos

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 031/2013, DE AUTORIA DO VEREADOR CARLOS ROBERTO RAMOS QUE "DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA O INSTITUTO DOUTOR FEITOSA".

    Indexação

    DECLARA UTILIDADE PÚBLICA INSTITUTO DOUTOR FEITOSA

    Observação

    1. TRATA-SE DE PROJETO DE LEI DO VEREADOR CARLOS ROBERTO RAMOS QUE REQUER O RECONHECIMENTO DE UTILIDADE PÚBLICA DO INSTITUTO DOUTOR FEITOSA, COM SEDE NESTA CIDADE.

    2. AUSÊNCIA DE LEGISLAÇÃO MUNICIPAL.
    A PRINCÍPIO, IMPORTANTE OBSERVAR QUE NÃO HÁ, ATÉ O MOMENTO, LEGISLAÇÃO QUE DISCIPLINE O RECONHECIMENTO DE ENTIDADES OU ORGANIZAÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA EM NOSSO MUNICÍPIO. A LEGISLAÇÃO MUNICIPAL É OMISSA A ESSE RESPEITO.

    3. PRINCÍPIO DA SIMETRIA
    DIANTE DA AUSÊNCIA DE LEI MUNICIPAL REGULAMENTANDO O ASSUNTO, IMPERIOSO RECONHECER QUE PARA ESTUDAR, ANALISAR, EMITIR PARECER E VOTAR O PROJETO DE LEI, O PODER LEGISLATIVO DE TELÊMACO BORBA DEVE OBEDECER O PRINCÍPIO DA SIMETRIA, OU SEJA, A OBRIGATORIEDADE CONSTITUCIONAL DE SEGUIR UMA RELAÇÃO SIMÉTRICA ENTRE OS INSTITUTOS JURÍDICOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, AS CONSTITUIÇÕES DOS ESTADOS E LEI ORGÂNICAS MUNICIPAIS.

    NESTE CASO, NÃO HAVENDO LEI MUNICIPAL ESPECÍFICA PARA O REGRAMENTO DA MATÉRIA, AS ANÁLISES DEVEM CONDUZIR-SE NOS MESMOS MOLDES DA LEI ESTADUAL E LEI FEDERAL, OBSERVADA SUA HIERARQUIA.

    4. LEI ESTADUAL E LEI FEDERAL

    NO ESTADO DO PARANÁ, O ASSUNTO É TRATADO PELA LEI ESTADUAL Nº 16.888, DE 01 DE AGOSTO DE 2011 E, NO ÂMBITO NACIONAL, PELA LEI FEDERAL Nº 8.637, DE 15 DE MAIO DE 1998.

    PARECER PRÉVIO:

    ASSIM, ANTES DE QUALQUER ANÁLISE, É IMPRESCINDÍVEL QUE O AUTOR DO PROJETO DE LEI JUNTE AO PROCESSO OS DOCUMENTOS EXIGIDOS PELA LEI ESTADUAL E LEI FEDERAL ACIMA CITADAS E, ESPECIALMENTE, FAÇA A JUNTADA DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

    A) RELAÇÃO NOMINAL DOS MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA, DO CONSELHO FISCAL E ASSOCIADOS;



    B) O RELATÓRIO FINANCEIRO E O RELATÓRIO DE ATIVIDADES, REFERENTES AOS ÚLTIMOS 02 (DOIS) ANOS;

    C) CÓPIA DA ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL QUE APROVOU AS CONTAS DA DIRETORIA EXECUTIVA COM PARECER FAVORÁVEL DO CONSELHO FISCAL, CONFORME O ART. 26 INCISOS I E II DO ESTATUTO SOCIAL DA PRÓPRIA ENTIDADE.

    D) CÓPIA DA ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL QUE ELEGEU OS MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL (ART. 16 DO ESTATUTO SOCIAL).

    APÓS A APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS ACIMA CITADOS E DOS DEMAIS EXIGIDOS PELA LEI FEDERAL Nº 9.637/98 E LEI ESTADUAL 16.888/11, VOLTEM OS AUTOS PARA ANÁLISE E PARECER DEFINITIVO SOBRE A CONSTITUCIONALIDADE DO PEDIDO.


    TELÊMACO BORBA, 19 DE AGOSTO DE 2013

    APARECIDA DE FÁTIMA RIBEIRO FRAZA
    RELATORA
    Protocolo: 1089/2013, Data Protocolo: 22/08/2013 - Horário: 17:02:22