Indicação nº 855 de 2021
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Indicação
Ano
2021
Número
855
Data de Apresentação
20/09/2021
Número do Protocolo
1357
Tipo de Apresentação
Escrita
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
"INDICA AO SENHOR PREFEITO JUNTO AOS ÓRGÃOS COMPETENTES DA MUNICIPALIDADE PARA HOMENAGEAR A SENHORA LENIR DE CASTRO RIBAS (FALECIDA EM 02 DE AGOSTO DE 2010), FIGURA PÚBLICA QUE MARCOU SUA VIDA PRESTANDO DIVERSOS SERVIÇOS AO MUNICÍPIO. DANDO-LHE O SEU NOME À TRAVESSA REINALDO MARTINS DE OLIVEIRA, ONDE RESIDIU E PRESTOU SERVIÇOS COMO CARTORÁRIA POR 40 ANOS".
Indexação
HOMENAGEAR A SENHORA LENIR DE CASTRO RIBAS (FALECIDA EM 02 DE AGOSTO DE 2010), FIGURA PÚBLICA QUE MARCOU SUA VIDA PRESTANDO DIVERSOS SERVIÇOS AO MUNICÍPIO. DANDO-LHE O SEU NOME À TRAVESSA REINALDO MARTINS DE OLIVEIRA, ONDE RESIDIU E PRESTOU SERVIÇOS COMO CARTORÁRIA POR 40 ANOS
Observação
A senhora lenir de castro ribas mudou-se para Telêmaco Borba no ano de 1960, onde aos 16 anos de idade foi juramentada aos ofícios de tabeliã e registradora do registro civil, títulos e documentos da comarca de Telêmaco Borba que também abrangia Imbaú e Ortigueira, bem como escrivã eleitoral desta comarca. Formou-se também professora vindo a ministrar aulas no colégio santo Antônio. Após o falecimento de seu marido sírio de castro ribas em 18/12/1989, foi efetivada oficial designada em todas as serventias mencionadas, função que ocupou honradamente por mais de 50 anos. Na data de seu falecimento, ocupava o destacado “status” de serventuária mais antiga do estado do paraná, instituindo o primeiro cartório informatizado do estado do paraná e quinto a nível brasil. Como serventuária da justiça sempre prestou serviços as pessoas simples e humildes de nosso município, auxiliando famílias, patrocinando documentos e certidões, bem como casamentos e casamentos coletivos sem custo algum. No âmbito eleitoral auxiliou na criação de inúmeros locais para votação em áreas afastadas, para que em época de eleição, as pessoas não precisassem se deslocar até as áreas centrais para exercerem seu direito ao voto. No cartório de registro de imóveis trabalhou para informatização e integração dos sistemas de órgãos oficiais, bem como promoveu uma força tarefa junto aos poderes públicos locais buscando a regularização de áreas clandestinos e ou derivada de invasão, sem custos aos proprietários dessas áreas até então irregulares. Uma de suas ações se deu junto a gestão de Carlos Hugo Wolff von Grafen no loteamento hoje denominado jardim são Silvestre com a criação, regularização, e loteamento com efetivo registro para mais de 500 (quinhentos) proprietários sem custo algum aos munícipes. Diante de tamanha colaboração a Telêmaco Borba faz jus a referida homenagem.