Parecer nº 51 de 2017
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Parecer
Ano
2017
Número
51
Data de Apresentação
31/07/2017
Número do Protocolo
1340
Tipo de Apresentação
Escrita
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
DA COMISSÃO DE ECONOMIA, ORÇAMENTO, FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO, PARECER AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 024/2017, DE INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO, MENSAGEM Nº 022 DE 28 DE JUNHO DE 2017, QUE "AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA IMPORTÂNCIA DE R$ 351.115,00".
Indexação
Observação
COMISSÃO DE ECONOMIA ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO
PARECER AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 24/2017, QUE “AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA IMPORTÂNCIA DE R$ 351.115,00.”
A MENSAGEM QUE ENCAMINHOU O PROJETO EM ANÁLISE MENCIONA QUE O CRÉDITO ADICIONAL PRETENDIDO VISA ATENDER AS DESPESAS COM O PAGAMENTO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL CAMINHOS DO TIBAGI CORRESPONDENTE A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS REALIZADOS EM EXERCÍCIOS ANTERIORES.
ESCLARECE-SE TAMBÉM, ATRAVÉS DA MENSAGEM QUE AS INSTALAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS E AS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS RESTARAM COMPROVADAS, CONTUDO, NÃO FORAM OBSERVADOS OS PROCEDIMENTOS LEGAIS ESTABELECIDOS PARA A LIQUIDAÇÃO DAS DESPESAS NA ÉPOCA PRÓPRIA.
OBSERVA-SE QUE CRÉDITO ESPECIAL, CONFORME O ART. 41, III DA LEI 4.320/64, É AQUELE DESTINADO AS DESPESAS PARA AS QUAIS NÃO HAJA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA ESPECÍFICA.
COM RELAÇÃO AO TEMA, O ART. 167 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DISPÕE:
SÃO VEDADOS:
V – A ABERTURA DE CRÉDITO SUPLEMENTAR OU ESPECIAL SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA E SEM INDICAÇÃO DOS RECURSOS CORRESPONDENTES;
VI - A TRANSPOSIÇÃO, O REMANEJAMENTO OU A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS DE UMA CATEGORIA DE PROGRAMAÇÃO PARA OUTRA OU DE UM ÓRGÃO PARA OUTRO, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA;
COM VISTAS A FAZER FRENTE À ABERTURA DO REFERIDO CRÉDITO, HÁ NECESSIDADE DA INDICAÇÃO DE RECURSOS DISPONÍVEIS. ESTES, CONFORME O ART. 43, PARÁGRAFO 1º, INCISO I DA LEI Nº 4.320/64, PODEM SER RESULTANTES DE SUPERÁVIT FINANCEIRO APURADO EM BALANÇO PATRIMONIAL ANTERIOR. IMPORTANTE REGISTRAR QUE, SUPERÁVIT FINANCEIRO É A DIFERENÇA POSITIVA ENTRE O ATIVO FINANCEIRO E O PASSIVO FINANCEIRO, CONJUGANDO-SE, AINDA, OS SALDOS DOS CRÉDITOS ADICIONAIS TRANSFERIDOS E AS OPERAÇÕES DE CRÉDITO A ELES VINCULADAS, CONFORME O ART. 43, § 2º DA LEI 4.320/64.
OPORTUNO SALIENTAR QUE O CRÉDITO ADICIONAL PRETENDIDO TEM POR OBJETIVO CRIAR AS DOTAÇÕES DE 33.71.92.00 - “DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES” JUNTO AO PROJETO/ATIVIDADE DE “PARTICIPAÇÃO NO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CAMINHOS DO TIBAGI” DO GABINETE DA SECRETARIA GERAL.
POR FIM, RESTA OBSERVAR QUE O TCE-PR, EM RESPOSTA AO PROCESSO Nº 573550/11 ENFATIZOU QUE O INADIMPLEMENTO DE TAIS DESPESAS NÃO É RECOMENDADO, TENDO EM VISTA A VEDAÇÃO DO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, UMA VEZ QUE O ORDENAMENTO JURÍDICO O VEDA EM TODO E QUALQUER SETOR, SEJA ENTRE PARTICULARES, SEJA ENTRE ESTES E OS ENTES PÚBLICOS. DESTACOU TAMBÉM QUE É INDISPENSÁVEL A EFETIVA COMPROVAÇÃO DA CONTRAPRESTAÇÃO EM SERVIÇOS, OBRAS OU FORNECIMENTO DE BENS, SENDO QUE A ENTIDADE DEVE PROMOVER O DEVIDO PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADES.
ANTE O EXPOSTO, SALVO MELHOR ENTENDIMENTO, NÃO SE VISLUMBRAM VÍCIOS QUE IMPEÇAM O PROSSEGUIMENTO DO REFERIDO PROJETO.
É O PARECER.
TELÊMACO BORBA, 28 DE JULHO DE 2017
MARIO CESAR MARCONDES - RELATOR DA COMISSÃO
ANTONIO MARCOS DE ALMEIDA - PRESIDENTE DA COMISSÃO
ANDERSON ANTUNES - VOGAL
PARECER AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 24/2017, QUE “AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA IMPORTÂNCIA DE R$ 351.115,00.”
A MENSAGEM QUE ENCAMINHOU O PROJETO EM ANÁLISE MENCIONA QUE O CRÉDITO ADICIONAL PRETENDIDO VISA ATENDER AS DESPESAS COM O PAGAMENTO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL CAMINHOS DO TIBAGI CORRESPONDENTE A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS REALIZADOS EM EXERCÍCIOS ANTERIORES.
ESCLARECE-SE TAMBÉM, ATRAVÉS DA MENSAGEM QUE AS INSTALAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS E AS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS RESTARAM COMPROVADAS, CONTUDO, NÃO FORAM OBSERVADOS OS PROCEDIMENTOS LEGAIS ESTABELECIDOS PARA A LIQUIDAÇÃO DAS DESPESAS NA ÉPOCA PRÓPRIA.
OBSERVA-SE QUE CRÉDITO ESPECIAL, CONFORME O ART. 41, III DA LEI 4.320/64, É AQUELE DESTINADO AS DESPESAS PARA AS QUAIS NÃO HAJA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA ESPECÍFICA.
COM RELAÇÃO AO TEMA, O ART. 167 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DISPÕE:
SÃO VEDADOS:
V – A ABERTURA DE CRÉDITO SUPLEMENTAR OU ESPECIAL SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA E SEM INDICAÇÃO DOS RECURSOS CORRESPONDENTES;
VI - A TRANSPOSIÇÃO, O REMANEJAMENTO OU A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS DE UMA CATEGORIA DE PROGRAMAÇÃO PARA OUTRA OU DE UM ÓRGÃO PARA OUTRO, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA;
COM VISTAS A FAZER FRENTE À ABERTURA DO REFERIDO CRÉDITO, HÁ NECESSIDADE DA INDICAÇÃO DE RECURSOS DISPONÍVEIS. ESTES, CONFORME O ART. 43, PARÁGRAFO 1º, INCISO I DA LEI Nº 4.320/64, PODEM SER RESULTANTES DE SUPERÁVIT FINANCEIRO APURADO EM BALANÇO PATRIMONIAL ANTERIOR. IMPORTANTE REGISTRAR QUE, SUPERÁVIT FINANCEIRO É A DIFERENÇA POSITIVA ENTRE O ATIVO FINANCEIRO E O PASSIVO FINANCEIRO, CONJUGANDO-SE, AINDA, OS SALDOS DOS CRÉDITOS ADICIONAIS TRANSFERIDOS E AS OPERAÇÕES DE CRÉDITO A ELES VINCULADAS, CONFORME O ART. 43, § 2º DA LEI 4.320/64.
OPORTUNO SALIENTAR QUE O CRÉDITO ADICIONAL PRETENDIDO TEM POR OBJETIVO CRIAR AS DOTAÇÕES DE 33.71.92.00 - “DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES” JUNTO AO PROJETO/ATIVIDADE DE “PARTICIPAÇÃO NO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CAMINHOS DO TIBAGI” DO GABINETE DA SECRETARIA GERAL.
POR FIM, RESTA OBSERVAR QUE O TCE-PR, EM RESPOSTA AO PROCESSO Nº 573550/11 ENFATIZOU QUE O INADIMPLEMENTO DE TAIS DESPESAS NÃO É RECOMENDADO, TENDO EM VISTA A VEDAÇÃO DO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, UMA VEZ QUE O ORDENAMENTO JURÍDICO O VEDA EM TODO E QUALQUER SETOR, SEJA ENTRE PARTICULARES, SEJA ENTRE ESTES E OS ENTES PÚBLICOS. DESTACOU TAMBÉM QUE É INDISPENSÁVEL A EFETIVA COMPROVAÇÃO DA CONTRAPRESTAÇÃO EM SERVIÇOS, OBRAS OU FORNECIMENTO DE BENS, SENDO QUE A ENTIDADE DEVE PROMOVER O DEVIDO PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADES.
ANTE O EXPOSTO, SALVO MELHOR ENTENDIMENTO, NÃO SE VISLUMBRAM VÍCIOS QUE IMPEÇAM O PROSSEGUIMENTO DO REFERIDO PROJETO.
É O PARECER.
TELÊMACO BORBA, 28 DE JULHO DE 2017
MARIO CESAR MARCONDES - RELATOR DA COMISSÃO
ANTONIO MARCOS DE ALMEIDA - PRESIDENTE DA COMISSÃO
ANDERSON ANTUNES - VOGAL