Parecer nº 51 de 2017

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Parecer

Ano

2017

Número

51

Data de Apresentação

31/07/2017

Número do Protocolo

1340

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

 

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinária

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    DA COMISSÃO DE ECONOMIA, ORÇAMENTO, FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO, PARECER AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 024/2017, DE INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO, MENSAGEM Nº 022 DE 28 DE JUNHO DE 2017, QUE "AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA IMPORTÂNCIA DE R$ 351.115,00".

    Indexação

    Observação

    COMISSÃO DE ECONOMIA ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO

    PARECER AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 24/2017, QUE “AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA IMPORTÂNCIA DE R$ 351.115,00.”
    A MENSAGEM QUE ENCAMINHOU O PROJETO EM ANÁLISE MENCIONA QUE O CRÉDITO ADICIONAL PRETENDIDO VISA ATENDER AS DESPESAS COM O PAGAMENTO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL CAMINHOS DO TIBAGI CORRESPONDENTE A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS REALIZADOS EM EXERCÍCIOS ANTERIORES.
    ESCLARECE-SE TAMBÉM, ATRAVÉS DA MENSAGEM QUE AS INSTALAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS E AS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS RESTARAM COMPROVADAS, CONTUDO, NÃO FORAM OBSERVADOS OS PROCEDIMENTOS LEGAIS ESTABELECIDOS PARA A LIQUIDAÇÃO DAS DESPESAS NA ÉPOCA PRÓPRIA.
    OBSERVA-SE QUE CRÉDITO ESPECIAL, CONFORME O ART. 41, III DA LEI 4.320/64, É AQUELE DESTINADO AS DESPESAS PARA AS QUAIS NÃO HAJA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA ESPECÍFICA.
    COM RELAÇÃO AO TEMA, O ART. 167 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DISPÕE:
    SÃO VEDADOS:
    V – A ABERTURA DE CRÉDITO SUPLEMENTAR OU ESPECIAL SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA E SEM INDICAÇÃO DOS RECURSOS CORRESPONDENTES;
    VI - A TRANSPOSIÇÃO, O REMANEJAMENTO OU A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS DE UMA CATEGORIA DE PROGRAMAÇÃO PARA OUTRA OU DE UM ÓRGÃO PARA OUTRO, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA;
    COM VISTAS A FAZER FRENTE À ABERTURA DO REFERIDO CRÉDITO, HÁ NECESSIDADE DA INDICAÇÃO DE RECURSOS DISPONÍVEIS. ESTES, CONFORME O ART. 43, PARÁGRAFO 1º, INCISO I DA LEI Nº 4.320/64, PODEM SER RESULTANTES DE SUPERÁVIT FINANCEIRO APURADO EM BALANÇO PATRIMONIAL ANTERIOR. IMPORTANTE REGISTRAR QUE, SUPERÁVIT FINANCEIRO É A DIFERENÇA POSITIVA ENTRE O ATIVO FINANCEIRO E O PASSIVO FINANCEIRO, CONJUGANDO-SE, AINDA, OS SALDOS DOS CRÉDITOS ADICIONAIS TRANSFERIDOS E AS OPERAÇÕES DE CRÉDITO A ELES VINCULADAS, CONFORME O ART. 43, § 2º DA LEI 4.320/64.
    OPORTUNO SALIENTAR QUE O CRÉDITO ADICIONAL PRETENDIDO TEM POR OBJETIVO CRIAR AS DOTAÇÕES DE 33.71.92.00 - “DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES” JUNTO AO PROJETO/ATIVIDADE DE “PARTICIPAÇÃO NO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CAMINHOS DO TIBAGI” DO GABINETE DA SECRETARIA GERAL.
    POR FIM, RESTA OBSERVAR QUE O TCE-PR, EM RESPOSTA AO PROCESSO Nº 573550/11 ENFATIZOU QUE O INADIMPLEMENTO DE TAIS DESPESAS NÃO É RECOMENDADO, TENDO EM VISTA A VEDAÇÃO DO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, UMA VEZ QUE O ORDENAMENTO JURÍDICO O VEDA EM TODO E QUALQUER SETOR, SEJA ENTRE PARTICULARES, SEJA ENTRE ESTES E OS ENTES PÚBLICOS. DESTACOU TAMBÉM QUE É INDISPENSÁVEL A EFETIVA COMPROVAÇÃO DA CONTRAPRESTAÇÃO EM SERVIÇOS, OBRAS OU FORNECIMENTO DE BENS, SENDO QUE A ENTIDADE DEVE PROMOVER O DEVIDO PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADES.
    ANTE O EXPOSTO, SALVO MELHOR ENTENDIMENTO, NÃO SE VISLUMBRAM VÍCIOS QUE IMPEÇAM O PROSSEGUIMENTO DO REFERIDO PROJETO.
    É O PARECER.

    TELÊMACO BORBA, 28 DE JULHO DE 2017

    MARIO CESAR MARCONDES - RELATOR DA COMISSÃO
    ANTONIO MARCOS DE ALMEIDA - PRESIDENTE DA COMISSÃO
    ANDERSON ANTUNES - VOGAL
    Protocolo: 1340/2017, Data Protocolo: 28/07/2017 - Horário: 15:23:32