Parecer nº 18 de 2018
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Parecer
Ano
2018
Número
18
Data de Apresentação
19/03/2018
Número do Protocolo
2654
Tipo de Apresentação
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
DA COMISSÃO DE ECONOMIA, ORÇAMENTO, FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO, PARECER AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N° 012/2017, DE INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO (MENSAGEM Nº 043 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2017) QUE: "ALTERA O ARTIGO 73 E PARAGRAFO 1º E ARTIGO 74 DA LEI 1883 DE 05 DE ABRIL DE 2012".
Indexação
Observação
COMISSÃO DE ECONOMIA ORÇAMENTO FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO PARECER COM RELAÇÃO AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 12/2017 QUE “ALTERA ARTIGO 73 E PARÁGRAFO 1º E ARTIGO 74 DA LEI 1.883 DE 05 DE ABRIL DE 2012.” INFORMA-SE ATRAVÉS DA MENSAGEM QUE ENCAMINHOU O PROJETO SUPRACITADO QUE, ATUALMENTE, A ADMINISTRAÇÃO NÃO DISPÕE DE CONCURSO PÚBLICO VIGENTE PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS REFERENTES AO CARGO DE TÉCNICO MUNICIPAL DE NÍVEL SUPERIOR I – EDUCAÇÃO FÍSICA. ESCLARECE-SE TAMBÉM QUE EXISTE POR PARTE DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO, GRANDE DEMANDA PELO SERVIÇO DESSE PROFISSIONAL. TENDO EM VISTA A SITUAÇÃO EXPOSTA, O EXECUTIVO JUSTIFICA QUE SE FAZ NECESSÁRIA A CONCESSÃO DE EXTENSÃO DE JORNADA AOS SERVIDORES OCUPANTES DO REFERIDO CARGO, A CRITÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PARA ATENDIMENTO A PROGRAMAS DE GOVERNO, CONVÊNIOS, DENTRE OUTRAS SITUAÇÕES. REALIZADAS TAIS CONSIDERAÇÕES, NO QUE SE REFERE AO TEMA, CUMPRE DEIXAR CONSIGNADAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO PARECER Nº 4291/2017 DO IBAM ELABORADO PELO CONSULTOR TÉCNICO GUSTAVO DA COSTA FERREIRA M. DOS SANTOS. ESTE DESTACA SER FACTÍVEL QUE A LEGISLAÇÃO LOCAL CONSIDERE CERTAS MODALIDADES DE JORNADA DE TRABALHO ESTENDIDA DOS SERVIDORES COMO NÃO “EXTRAORDINÁRIAS”, MAS SUPLEMENTARES. QUALIFICAÇÃO ESTA, QUE RECEBE HABITUALMENTE O AUMENTO DE CARGA OPTATIVA PARA ATENDER ÀS FLUTUAÇÕES NORMAIS MAIS OU MENOS ESPERADAS NA DEMANDA DE SERVIÇO. NO ENTANTO, O CONSULTOR TAMBÉM MENCIONA QUE A SOLUÇÃO ADMINISTRATIVA DA “CARGA SUPLEMENTAR” TOMADA COMO MODALIDADE DE EXTENSÃO DE JORNADA DIVERSA DO “SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO” E, PORTANTO, SEM DIREITO AO PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS COM ACRÉSCIMO DE 50%, NÃO É PACÍFICA. POR FIM, O CONSULTOR ALERTA PARA O POSICIONAMENTO CONTRÁRIO DO TJPR EM RELAÇÃO À SOLUÇÃO LEGISLATIVA AVENTADA, O QUE PODE GERAR QUESTIONAMENTOS JURÍDICOS E CUSTOS ADICIONAIS PARA O MUNICÍPIO. NO ENTANTO, EXISTE FUNDAMENTO JURÍDICO PARA A EXTENSÃO DA JORNADA COMO CARGA SUPLEMENTAR, HIPÓTESE EM QUE NÃO PODE CARACTERIZAR BURLA A GARANTIA DE PAGAMENTO DO SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO COM ACRÉSCIMO DE 50% EM RELAÇÃO À HORA NORMAL, A TEOR DO ART. 7º, XVI C/C ART. 39, § 3º, DA CRFB. HÁ QUE SE DESTACAR A NECESSIDADE DE OPÇÃO EXPRESSA DO SERVIDOR E INVIABILIDADE DE SE ADOTAR A REFERIDA EXTENSÃO EM SITUAÇÕES PONTUAIS, EXCEPCIONAIS E DOTADAS DE IMPREVISIBILIDADE QUE DEVERIAM SER REMUNERADAS COMO SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO. SENDO ASSIM, TENDO EM VISTA AS CONSIDERAÇÕES REALIZADAS, DO PONTO DE VISTA, SALVO MELHOR ENTENDIMENTO, NÃO EXISTEM VÍCIOS QUE IMPEÇAM O PROSSEGUIMENTO DO REFERIDO PROJETO. É O PARECER. TELÊMACO BORBA, 16 DE MARÇO DE 2018