Parecer nº 46 de 2018

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Parecer

Ano

2018

Número

46

Data de Apresentação

25/06/2018

Número do Protocolo

3189

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

 

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinária

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO, PARECER AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 007, DE INICIATIVA DO VEREADOR ANTONIO MARCO DE ALMEIDA, QUE "INSTITUI O DIA MUNICIPAL DE VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE TELÊMACO BORBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

    Indexação

    Observação

    COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO,
    JUSTIÇA E REDAÇÃO
    PARECER Nº 13/2018
    PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 007/2018

    AUTOR: VEREADOR ANTONIO MARCO DE ALMEIDA

    SÚMULA: INSTITUI O DIA MUNICIPAL DE VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE TELÊMACO BORBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

    PARECER

    TRATA-SE DE PROJETO DE LEI ORDINÁRIA DE AUTORIA DO NOBRE VEREADOR ANTONIO MARCO DE ALMEIDA, A QUAL TEM COMO ESCOPO A INSTITUIÇÃO DO DIA DE VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA EM TELÊMACO BORBA.
    A MENSAGEM QUE ACOMPANHA O REFERIDO PROJETO MENCIONA QUE, A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS ENCONTRA-SE NUM PROCESSO DEGRADANTE E PERMANENTE DE TRANSFORMAÇÃO QUE VEM AFETANDO DIRETAMENTE SEUS VALORES ÉTICOS, MORAIS E SOCIAIS.
    AINDA MENCIONA QUE, O DIA DA VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA, A SER COMEMORADO NO TERCEIRO DOMINGO DO MÊS DE AGOSTO, OBJETIVA REALÇAR O PAPEL DA FAMÍLIA, APONTANDO A SUA IMPORTÂNCIA NA ORIENTAÇÃO DO INDIVÍDUO E NA COLETIVIDADE, BUSCANDO INCENTIVAR A CRIAÇÃO E A DIVULGAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS CAPAZES DE PROMOVER O ACESSO À EDUCAÇÃO, SAÚDE, LAZER, BEM-ESTAR SOCIAL, ENTRE OUTROS DIREITOS, E QUE GEREM ESTRUTURAS SOCIAIS QUE PERMITAM AS FAMÍLIAS ATINGIR CONDIÇÕES MÍNIMAS DE TRABALHO E ESTABILIDADE SOCIAL E FINANCEIRA.
    OCORRE QUE ESTA COMISSÃO ENTENDE QUE, SE FAZEM NECESSÁRIAS ALGUMAS ALTERAÇÕES/EMENDAS NA REDAÇÃO DO REFERIDO PROJETO DE LEI:

    NO ARTIGO 1º, DO REFERIDO PROJETO DE LEI, DEVE SER ACRESCENTADO PARAGRAFO ÚNICO, COM A SEGUINTE REDAÇÃO:

    PARÁGRAFO ÚNICO – A PRESENTE LEI NÃO SE CONFUNDE NEM COLIDE COM A LEI 1437/2004, JÁ QUE AMBAS TRATAM DO TEMA “SEMANA DA FAMÍLIA”, PORÉM, A LEI 1437/2004, VERSA SOBRE O TEMA “DIA MUNICIPAL DA VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA”.

    JUSTIFICATIVA: O ACRÉSCIMO ACIMA MENCIONADO TEM POR OBJETIVO O ESCLARECIMENTO QUE AS DUAS LEIS NÃO SE CONFUNDEM NEM ENTRAM EM ROTA DE COLISÃO. A LEI 1437/2004 TRATA DO TEMA “SEMANA DA FAMÍLIA”, PERFAZENDO, PORTANTO, UMA SEMANA DE COMEMORAÇÃO E EVENTOS SOBRE O TEMA. JÁ O PROJETO DE LEI AQUI ANALISADO, TRATA DO TEMA “DIA MUNICIPAL DA VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA” A SER COMEMORADO NO TERCEIRO DOMINGO DO MÊS DE AGOSTO, UM DIA ESPECÍFICO, PORTANTO. TAL ESCLARECIMENTO SE FAZ ESSENCIAL JÁ QUE, PARA QUE SE EVITEM EQUÍVOCOS, IMPORTANTE A PRÓPRIA LEI RESSALTAR QUE NÃO EXISTE COLISÃO NEM REPETIÇÃO ENTRE AS NORMAS EXPOSTAS.

    ONDE O ARTIGO 2º, DEVE TER A SEGUINTE REDAÇÃO:

    ART. 2º O DIA MUNICIPAL DE VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA SERÁ COMEMORADO NO TERCEIRO DOMINGO DO MÊS DE AGOSTO, DIA EM QUE A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E AS IGREJAS DAS DIVERSAS DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS, REALIZARÃO ATIVIDADES DIVERSAS, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA E RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA.

    JUSTIFICATIVA: A REFERIDA ALTERAÇÃO DE REDAÇÃO SE DÁ, DEVIDO AO FATO QUE NÃO PODE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SER EIVADA DE OBRIGAÇÕES E CRIAR DESPESAS AO ERÁRIO MUNICIPAL NA FORMA QUE O PROJETO LEI FOI APRESENTADO. O ARTIGO SEGUINTE AFIRMA QUE A ADMINISTRAÇÃO PODERÁ INSERIR ATIVIDADES ESCOLARES. DESTA FORMA, NÃO HAVENDO CRIAÇÃO DE DESPESAS, O ARTIGO 3º DO PROJETO DE LEI FICA COM CARACTERÍSTICAS LEGAIS JÁ QUE SE SUPRE A EXPRESSÃO DO ARTIGO 2º QUE, A NOSSO VER, OBRIGA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A REALIZAR ATIVIDADES DIVERSAS SOBRE O TEMA. AS ATIVIDADES DO ARTIGO 3º, PORTANTO, PODERÃO SE DAR ATRAVÉS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO DE SERVIDORES E ATÉ MESMO DE SETORES DA SOCIEDADE CIVIL, NÃO ABRANGENDO, DESTA MANEIRA, OBRIGAÇÕES E DESPESAS ADICIONAIS AO EXECUTIVO MUNICIPAL.

    NO MAIS, ESTA COMISSÃO ENTENDE QUE DEVERÃO SER MANTIDOS OS DEMAIS ARTIGOS DO PROJETO DE LEI.

    CABE À COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO SE MANIFESTAR FAVORAVELMENTE A TRAMITAÇÃO DO PRESENTE PROJETO, POSTO NÃO EXISTIR NENHUM ÓBICE PARA QUE SEJA ENCAMINHADO AO PLENÁRIO PARA APRECIAÇÃO E DELIBERAÇÃO DOS SENHORES VEREADORES.

    É O PARECER.

    TELÊMACO BORBA, 04 DE ABRIL DE 2018.

    HAMILTON APARECIDO MACHADO
    RELATOR

    MARCOS ROGÉRIO DA SILVA MELLO
    PRESIDENTE

    ÉLIO CESAR ALVES DOS SANTOS
    VOGAL
    Protocolo: 3189/2018, Data Protocolo: 21/06/2018 - Horário: 17:37:00