Parecer nº 76 de 2018
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Parecer
Ano
2018
Número
76
Data de Apresentação
13/08/2018
Número do Protocolo
3340
Tipo de Apresentação
Escrita
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
DA COMISSÃO DE ECONOMIA, ORÇAMENTO, FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO, PARECER AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 030/2018, DE INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO, MENSAGEM Nº 033 DE 02 JULHO DE 2018, QUE "AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NA IMPORTÂNCIA DE R$ 100.000,00".
Indexação
Observação
PARECER COM RELAÇÃO AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 30/2018, QUE “AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NA IMPORTÂNCIA DE R$ 100.000,00.”
A MENSAGEM QUE ENCAMINHOU O PROJETO EM ANÁLISE ESCLARECE QUE SE PRETENDE SUPLEMENTAR AS DESPESAS COM A DOTAÇÃO DE 33.90.30.00 - MATERIAL DE CONSUMO DESTINADAS AO PROJETO/ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA CRIANÇA - CCC JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. O RECURSO DE R$ 100.000,00 É PROVENIENTE DE ANULAÇÃO PARCIAL EXISTENTE NA DOTAÇÃO DE 33.90.30.00 – MATERIAL DE CONSUMO DO PROJETO/ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO CCJ JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
A ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS TEM POR OBJETIVO:
A) REFORÇAR (AUMENTAR, SUPLEMENTAR) UMA DOTAÇÃO EXISTENTE;
B) CRIAR UM CRÉDITO ORÇAMENTÁRIO PARA ATENDER A DESPESAS NÃO PREVISTAS NO ORÇAMENTO;
C) ATENDER A DESPESAS IMPREVISÍVEIS E URGENTES.
TENDO EM VISTA O EXPOSTO, VERIFICA-SE QUE O PRESENTE PROJETO ESTÁ REFORÇANDO UMA DOTAÇÃO ESPECÍFICA, CLASSIFICANDO-SE COMO CRÉDITO SUPLEMENTAR, CONFORME O ART. 41, INCISO I DA LEI 4.320/64.
ACRESCENTA O § 1º DO ART. 43 DA LEI Nº 4.320/1964, QUE OS RECURSOS A SEREM UTILIZADOS PARA A ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS, DESDE QUE NÃO COMPROMETIDOS, SÃO OS SEGUINTES: O SUPERÁVIT FINANCEIRO APURADO EM BALANÇO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO ANTERIOR; OS PROVENIENTES DE EXCESSO DE ARRECADAÇÃO; OS RESULTANTES DA ANULAÇÃO PARCIAL OU TOTAL DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS OU DE CREDITOS ADICIONAIS, AUTORIZADOS EM LEI; E O PRODUTO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO AUTORIZADAS NA FORMA DA LEI.
VERIFICA-SE, PORTANTO, QUE A SITUAÇÃO DESCRITA NO PROJETO RESULTA DA ANULAÇÃO PARCIAL DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E ENCONTRA AMPARO NO INCISO III DO §1º DO ART. 43 DA LEI Nº 4.320/64, HAVENDO, PORTANTO, A JUSTIFICATIVA NECESSÁRIA, BEM COMO A INDICAÇÃO DOS RECURSOS A SEREM UTILIZADOS NO REFORÇO DA DOTAÇÃO PRETENDIDA.
COM RELAÇÃO AO TEMA, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NO ART. 166, PARÁGRAFO 3º, PREVÊ O SEGUINTE:
ART. 166.
...
§ 3º - AS EMENDAS AO PROJETO DE LEI DO ORÇAMENTO ANUAL OU AOS PROJETOS QUE O MODIFIQUEM SOMENTE PODEM SER APROVADAS CASO:
I - SEJAM COMPATÍVEIS COM O PLANO PLURIANUAL E COM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS;
II - INDIQUEM OS RECURSOS NECESSÁRIOS, ADMITIDOS APENAS OS PROVENIENTES DE ANULAÇÃO DE DESPESA, EXCLUÍDAS AS QUE INCIDAM SOBRE:
A) DOTAÇÕES PARA PESSOAL E SEUS ENCARGOS;
B) SERVIÇO DA DÍVIDA;
C) TRANSFERÊNCIAS TRIBUTÁRIAS CONSTITUCIONAIS PARA ESTADOS, MUNICÍPIOS E DISTRITO FEDERAL; OU
III - SEJAM RELACIONADAS:
A) COM A CORREÇÃO DE ERROS OU OMISSÕES; OU
B) COM OS DISPOSITIVOS DO TEXTO DO PROJETO DE LEI.
A COMPATIBILIDADE ENTRE AS PREVISÕES CONSTANTES DO TEXTO E DAS TABELAS COM O PPA E A LDO ESTÃO SENDO INCLUÍDOS ATRAVÉS DO ART. 3º. SENDO ASSIM, SALVO MELHOR ENTENDIMENTO, NÃO SE VISLUMBRAM VÍCIOS QUE IMPEÇAM O PROSSEGUIMENTO DO REFERIDO PROJETO.
É O PARECER.
TELÊMACO BORBA, 02 DE AGOSTO DE 2018
MARIO CESAR MARCONDES - RELATOR
ELISANGELA REZENDE SALDIVAR - PRESIDENTE
EVERTON SOARES - VOGAL
A MENSAGEM QUE ENCAMINHOU O PROJETO EM ANÁLISE ESCLARECE QUE SE PRETENDE SUPLEMENTAR AS DESPESAS COM A DOTAÇÃO DE 33.90.30.00 - MATERIAL DE CONSUMO DESTINADAS AO PROJETO/ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA CRIANÇA - CCC JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. O RECURSO DE R$ 100.000,00 É PROVENIENTE DE ANULAÇÃO PARCIAL EXISTENTE NA DOTAÇÃO DE 33.90.30.00 – MATERIAL DE CONSUMO DO PROJETO/ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO CCJ JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
A ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS TEM POR OBJETIVO:
A) REFORÇAR (AUMENTAR, SUPLEMENTAR) UMA DOTAÇÃO EXISTENTE;
B) CRIAR UM CRÉDITO ORÇAMENTÁRIO PARA ATENDER A DESPESAS NÃO PREVISTAS NO ORÇAMENTO;
C) ATENDER A DESPESAS IMPREVISÍVEIS E URGENTES.
TENDO EM VISTA O EXPOSTO, VERIFICA-SE QUE O PRESENTE PROJETO ESTÁ REFORÇANDO UMA DOTAÇÃO ESPECÍFICA, CLASSIFICANDO-SE COMO CRÉDITO SUPLEMENTAR, CONFORME O ART. 41, INCISO I DA LEI 4.320/64.
ACRESCENTA O § 1º DO ART. 43 DA LEI Nº 4.320/1964, QUE OS RECURSOS A SEREM UTILIZADOS PARA A ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS, DESDE QUE NÃO COMPROMETIDOS, SÃO OS SEGUINTES: O SUPERÁVIT FINANCEIRO APURADO EM BALANÇO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO ANTERIOR; OS PROVENIENTES DE EXCESSO DE ARRECADAÇÃO; OS RESULTANTES DA ANULAÇÃO PARCIAL OU TOTAL DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS OU DE CREDITOS ADICIONAIS, AUTORIZADOS EM LEI; E O PRODUTO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO AUTORIZADAS NA FORMA DA LEI.
VERIFICA-SE, PORTANTO, QUE A SITUAÇÃO DESCRITA NO PROJETO RESULTA DA ANULAÇÃO PARCIAL DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E ENCONTRA AMPARO NO INCISO III DO §1º DO ART. 43 DA LEI Nº 4.320/64, HAVENDO, PORTANTO, A JUSTIFICATIVA NECESSÁRIA, BEM COMO A INDICAÇÃO DOS RECURSOS A SEREM UTILIZADOS NO REFORÇO DA DOTAÇÃO PRETENDIDA.
COM RELAÇÃO AO TEMA, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NO ART. 166, PARÁGRAFO 3º, PREVÊ O SEGUINTE:
ART. 166.
...
§ 3º - AS EMENDAS AO PROJETO DE LEI DO ORÇAMENTO ANUAL OU AOS PROJETOS QUE O MODIFIQUEM SOMENTE PODEM SER APROVADAS CASO:
I - SEJAM COMPATÍVEIS COM O PLANO PLURIANUAL E COM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS;
II - INDIQUEM OS RECURSOS NECESSÁRIOS, ADMITIDOS APENAS OS PROVENIENTES DE ANULAÇÃO DE DESPESA, EXCLUÍDAS AS QUE INCIDAM SOBRE:
A) DOTAÇÕES PARA PESSOAL E SEUS ENCARGOS;
B) SERVIÇO DA DÍVIDA;
C) TRANSFERÊNCIAS TRIBUTÁRIAS CONSTITUCIONAIS PARA ESTADOS, MUNICÍPIOS E DISTRITO FEDERAL; OU
III - SEJAM RELACIONADAS:
A) COM A CORREÇÃO DE ERROS OU OMISSÕES; OU
B) COM OS DISPOSITIVOS DO TEXTO DO PROJETO DE LEI.
A COMPATIBILIDADE ENTRE AS PREVISÕES CONSTANTES DO TEXTO E DAS TABELAS COM O PPA E A LDO ESTÃO SENDO INCLUÍDOS ATRAVÉS DO ART. 3º. SENDO ASSIM, SALVO MELHOR ENTENDIMENTO, NÃO SE VISLUMBRAM VÍCIOS QUE IMPEÇAM O PROSSEGUIMENTO DO REFERIDO PROJETO.
É O PARECER.
TELÊMACO BORBA, 02 DE AGOSTO DE 2018
MARIO CESAR MARCONDES - RELATOR
ELISANGELA REZENDE SALDIVAR - PRESIDENTE
EVERTON SOARES - VOGAL