Parecer nº 2 de 2019

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Parecer

Ano

2019

Número

2

Data de Apresentação

22/01/2019

Número do Protocolo

3939

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

 

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Urgência

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    DA COMISSÃO DE ECONOMIA ORÇAMENTO FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO, PARECER AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 003/2019 QUE, “DISPÕE SOBRE A REVISÃO GERAL ANUAL AOS SUBSÍDIOS DOS AGENTES POLÍTICOS DO PODER LEGISLATIVO, PREVISTA NO ART. 37, INCISO X, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL”.

    Indexação

    Observação

    A CARTA MAGNA, NO REFERIDO ARTIGO PREVÊ:
    ART. 37. A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA DE QUALQUER DOS PODERES DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS OBEDECERÁ AOS PRINCÍPIOS DE LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA E, TAMBÉM, AO SEGUINTE: (REDAÇÃO DADA PELA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 19, DE 1998)
    ...
    X - A REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E O SUBSÍDIO DE QUE TRATA O § 4º DO ART. 39 SOMENTE PODERÃO SER FIXADOS OU ALTERADOS POR LEI ESPECÍFICA, OBSERVADA A INICIATIVA PRIVATIVA EM CADA CASO, ASSEGURADA REVISÃO GERAL ANUAL, SEMPRE NA MESMA DATA E SEM DISTINÇÃO DE ÍNDICES; (REDAÇÃO DADA PELA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 19, DE 1998) (REGULAMENTO)

    CONFORME O ART. 6º DA LEI COMPLEMENTAR Nº 16/2016 QUE FIXOU OS SUBSÍDIOS DOS VEREADORES E DO PRESIDENTE DA CÂMARA PARA A LEGISLATURA DE 2017 A 2020, ESTES SERÃO RECOMPOSTOS ANUALMENTE, ADOTANDO-SE PARA TANTO O INPC DOS ÚLTIMOS DOZE MESES (ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR) DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).
    O PERCENTUAL PREVISTO PARA A CONCESSÃO DA REVISÃO GERAL SUPRACITADA FICOU ESTABELECIDO EM 3,43% (TRÊS INTEIROS E QUARENTA E TRÊS CENTÉSIMOS POR CENTO). PERCENTUAL ESTE, CORRESPONDENTE AO INPC ACUMULADO ENTRE O PERÍODO DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2018.
    TAMBÉM DEVE SE LEVAR EM CONTA AS PREVISÕES CONTIDAS NA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 72/2012 DO TCE-PR. ESTA ESTABELECE EM SEU ARTIGO 3º QUE A ALTERAÇÃO DO VALOR DOS SUBSÍDIOS DOS AGENTES POLÍTICOS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO, OBRIGATORIAMENTE PRECEDIDA DE LEI MUNICIPAL AUTORIZADORA, PODERÁ OCORRER, DENTRE OUTRAS HIPÓTESES, PELA REVISÃO GERAL ANUAL OU RECOMPOSIÇÃO OU ATUALIZAÇÃO.
    DESTACA-SE QUE, COM A APROVAÇÃO DO PROJETO EM ANÁLISE, OS SUBSÍDIOS DOS VEREADORES SERÃO ATUALIZADOS PARA O VALOR DE R$ 8.035,95 (OITO MIL, TRINTA E CINCO REAIS E NOVENTA E CINCO CENTAVOS) E O DO PRESIDENTE DA CÂMARA PARA O VALOR DE R$ 11.342,58 (ONZE MIL, TREZENTOS E QUARENTA E DOIS REAIS E CINQUENTA E OITO CENTAVOS).
    HÁ QUE SE OBSERVAR TAMBÉM QUE, ENCONTRA-SE EM TRÂMITE NESTE LEGISLATIVO, PROJETO DE LEI COM A FINALIDADE DE CONCEDER REVISÃO GERAL ANUAL AOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO, CUJO PERCENTUAL PRETENDIDO É SUPERIOR AO QUE SE PRETENDE CONCEDER AOS AGENTES POLÍTICOS, QUAL SEJA DE 4,03% (QUATRO INTEIROS E TRÊS CENTÉSIMOS DE PERCENTUAIS).
    O REFERIDO PROJETO TRATA-SE DE DESPESA CONTINUADA CONFORME PRECEITUA O ART. 17 DA LEI Nº 101/00. TENDO EM VISTA, A FINALIDADE DO EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO ENTRE AS RECEITAS E DESPESAS, DEVE-SE ATENDER TAMBÉM AO DISPOSTO NO ART. 16 DA LEI Nº 101/00, O QUAL EXIGE QUE O AUMENTO DE DESPESA SEJA ACOMPANHADO DA ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO E DE DECLARAÇÃO DO ORDENADOR DE DESPESA. E AINDA, POR TRATAR-SE DE DESPESA COM PESSOAL, HÁ QUE SE OBSERVAR O ART. 21 DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, O QUAL DISPÕE:
    ART. 21. É NULO DE PLENO DIREITO O ATO QUE PROVOQUE AUMENTO DA DESPESA COM PESSOAL E NÃO ATENDA:
    I - AS EXIGÊNCIAS DOS ARTS. 16 E 17 DESTA LEI COMPLEMENTAR, E O DISPOSTO NO INCISO XIII DO ART. 37 E NO § 1O DO ART. 169 DA CONSTITUIÇÃO;
    II - O LIMITE LEGAL DE COMPROMETIMENTO APLICADO ÀS DESPESAS COM PESSOAL INATIVO.

    COM BASE NA DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA COM O PROJETO, PODE-SE PERCEBER QUE CONSTA A DECLARAÇÃO DO ORDENADOR DA DESPESA DE QUE O AUMENTO TEM ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E COMPATIBILIDADE COM O PLANO PLURIANUAL E COM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS.
    POR SUA VEZ, COM RELAÇÃO A EXIGÊNCIA DA ESTIMATIVA DO IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO PARA O EXERCÍCIO DE 2019 E PARA OS DOIS SUBSEQUENTES, HÁ QUE SE DESTACAR A PREVISÃO EXISTENTE NO ART. 17, PARÁGRAFO 6º DA LEI Nº 101/00, TRANSCRITA ABAIXO:
    ART. 17. CONSIDERA-SE OBRIGATÓRIA DE CARÁTER CONTINUADO A DESPESA CORRENTE DERIVADA DE LEI, MEDIDA PROVISÓRIA OU ATO ADMINISTRATIVO NORMATIVO QUE FIXEM PARA O ENTE A OBRIGAÇÃO LEGAL DE SUA EXECUÇÃO POR UM PERÍODO SUPERIOR A DOIS EXERCÍCIOS.
    § 1O OS ATOS QUE CRIAREM OU AUMENTAREM DESPESA DE QUE TRATA O CAPUT DEVERÃO SER INSTRUÍDOS COM A ESTIMATIVA PREVISTA NO INCISO I DO ART. 16 E DEMONSTRAR A ORIGEM DOS RECURSOS PARA SEU CUSTEIO.
    ...
    § 6O O DISPOSTO NO § 1O NÃO SE APLICA ÀS DESPESAS DESTINADAS AO SERVIÇO DA DÍVIDA NEM AO REAJUSTAMENTO DE REMUNERAÇÃO DE PESSOAL DE QUE TRATA O INCISO X DO ART. 37 DA CONSTITUIÇÃO.


    TENDO EM VISTA O EXPOSTO, OPORTUNO SALIENTAR QUE O PARÁGRAFO 6º DO ART. 17 ESTABELECE UMA EXCEÇÃO COM RELAÇÃO À NECESSIDADE DE APRESENTAÇÃO DE ESTIMATIVA DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO PARA O EXERCÍCIO QUE A DESPESA ENTRAR EM VIGOR E PARA OS DOIS SUBSEQUENTES, NO CASO DE REVISÃO GERAL ANUAL. CASO ESTE, O DO PROJETO EM ANÁLISE.
    SENDO ASSIM, SALVO MELHOR ENTENDIMENTO, NÃO SE VISLUMBRAM VÍCIOS QUE IMPEÇAM O PROSSEGUIMENTO DO REFERIDO PROJETO.

    É O PARECER.





    TELÊMACO BORBA, 22 DE JANEIRO DE 2019

    MARIO CESAR MARCONDES - RELATOR
    HAMILTON APARECIDO MACHADO - PRESIDENTE
    EVERTON SOARES - VOGAL
    Protocolo: 3939/2019, Data Protocolo: 22/01/2019 - Horário: 12:43:37