Parecer nº 17 de 2019
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Parecer
Ano
2019
Número
17
Data de Apresentação
11/03/2019
Número do Protocolo
4209
Tipo de Apresentação
Escrita
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO, PARECER AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 001/2019, DE INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO, MENSAGEM Nº 001 DE 14 DE JANEIRO DE 2019, QUE "ACRESCENTA OS §1º, §2º E §3º NO ARTIGO 5º DA LEI 1626 DE 26 DE SETEMBRO DE 2007".
Indexação
Observação
COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO
P A R E C E R
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 01/2019
AUTOR: PODER EXECUTIVO
A) PROJETO.
TRATA-SE DO PROJETO DE LEI ENCAMINHADO PELO PODER EXECUTIVO QUE ACRESCENTAM
PARÁGRAFOS NO ART. 5º DA LEI Nº 1626/2007, DE 26 DE SETEMBRO DE 2007, QUE DISPÕE SOBRE A
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO DE
TELÊMACO BORBA.
EM SÍNTESE, A PROPOSTA É PERMITIR QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE
REDUZIDA, NOS TERMOS DA LEI N. 13.146/15, MEDIANTE SOLICITAÇÃO DIRETA AO MOTORISTA,
EMBARQUEM E DESEMBARQUEM FORA DOS PONTOS FIXADOS PELO MUNICÍPIO OU PELA CONCESSIONÁRIA.
IMPORTANTE DESTACAR QUE O PROJETO PREVÊ, EM SEU § 2º DO ART. 1º, QUE A MEDIDA
PROPOSTA SÓ PODERÁ SER CUMPRIDA, “DESDE QUE OS EMBARQUES E DESEMBARQUES SEJAM REALIZADOS
EM LOCAIS PERMITIDOS PELAS NORMAS DE TRÂNSITO, E EM LOCAIS E CIRCUNSTÂNCIAS QUE NÃO COLOQUEM
EM RISCO A SEGURANÇA DOS PASSAGEIROS, QUE ESTÃO EMBARCADOS E DOS QUE IRÃO EMBARCAR, DOS
PEDESTRES E DE TODOS OS PASSAGEIROS QUE TRANSMITAM NOS VEÍCULOS AO REDOR”.
B) AUDIÊNCIA PÚBLICA.
NA MENSAGEM ENCAMINHADA PARA ESTA CASA DE LEIS, O SENHOR PREFEITO MUNICIPAL
SUGERIU QUE A CÂMARA REALIZASSE AUDIÊNCIA PÚBLICA UMA VEZ QUE A PROPOSTA APRESENTADA, PODE
ALTERAR A LOGÍSTICA DOS HORÁRIOS ATUALMENTE FIXADOS E SOBRE PARADAS PARA EMBARQUE E
DESEMBARQUE, E, AINDA, PELA POSSIBILIDADE DE TAIS SITUAÇÕES VENHAM ACARRETAR AUMENTO DE
CUSTOS.
ESTA COMISSÃO OUVIU PESSOAS INTERESSADAS NO ASSUNTO, ENTRE AS QUAIS, O DIRETOR
DA EMPRESA CONCESSIONÁRIA QUE NÃO SE OPÔS AO PROJETO, AFIRMANDO QUE ESSE ESQUEMA JÁ VEM
SENDO ADOTADO PELA EMPRESA, MAS REITEROU QUE AS PARADAS PARA EMBARQUES E DESEMBARQUES
DEVEM SER FEITAS EM LOCAIS PERMITIDOS, NÃO PODENDO HAVER PARADAS EM RUAS DE ELEVADO FLUXO DE
VEÍCULOS E OUTROS QUE POSSAM APRESENTAR RISCO DE ACIDENTES.
ASSIM, ESTA COMISSÃO DECIDIU NÃO ADOTAR A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA POIS A
MESMA IRIA RETARDAR O ANDAMENTO DO PROJETO E, A PRINCÍPIO, NÃO IRIA TRAZER QUESTIONAMENTOS
IMPORTANTES, UMA VEZ QUE TODOS JÁ SE MANIFESTARAM FAVORÁVEIS, INCLUSIVE, A CONCESSIONÁRIA, QUE
PODERIA SER A ÚNICA VOZ DISCORDANTE.
C) MÉRITO
QUANTO AO MÉRITO DO PROJETO APRESENTADO, ELE ENCONTRA-SE AMPARADO PELAS
DISPOSIÇÕES DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEUS ARTIGOS 23 INCISO II, 24, INCISO XIV E 227, § 2º, E
AINDA, PELA LEI FEDERAL Nº 13.146, DE 06 DE JULHO DE 2015 QUE TRATA DO ESTATUTO DA PESSOA COM
DEFICIÊNCIA.
ASSIM, NÃO HÁ O QUE DISCUTIR EM RELAÇÃO À SUA LEGALIDADE E CONSTITUCIONALIDADE,
POIS, TORNA-SE CLARO E INDISCUTÍVEL, QUE O PROJETO ESTÁ AMPARADO PELA LEI MAIOR E PELA LEI ESPECIAL
QUE ABRANGE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
COM ESSAS CONSIDERAÇÕES, MANIFESTAMOS NOSSO PARECER FAVORÁVEL AO PRESENTE
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR E RECOMENDAMOS SUA APROVAÇÃO PELO PLENÁRIO.
TELÊMACO BORBA, 07 DE MARÇO DE 2019.
ELIO CEZAR DOS SANTOS – PRESIDENTE
MARCOS MELLO – RELATOR
ELISÂNGELA RESENDE SALDIVAR
P A R E C E R
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 01/2019
AUTOR: PODER EXECUTIVO
A) PROJETO.
TRATA-SE DO PROJETO DE LEI ENCAMINHADO PELO PODER EXECUTIVO QUE ACRESCENTAM
PARÁGRAFOS NO ART. 5º DA LEI Nº 1626/2007, DE 26 DE SETEMBRO DE 2007, QUE DISPÕE SOBRE A
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO DE
TELÊMACO BORBA.
EM SÍNTESE, A PROPOSTA É PERMITIR QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE
REDUZIDA, NOS TERMOS DA LEI N. 13.146/15, MEDIANTE SOLICITAÇÃO DIRETA AO MOTORISTA,
EMBARQUEM E DESEMBARQUEM FORA DOS PONTOS FIXADOS PELO MUNICÍPIO OU PELA CONCESSIONÁRIA.
IMPORTANTE DESTACAR QUE O PROJETO PREVÊ, EM SEU § 2º DO ART. 1º, QUE A MEDIDA
PROPOSTA SÓ PODERÁ SER CUMPRIDA, “DESDE QUE OS EMBARQUES E DESEMBARQUES SEJAM REALIZADOS
EM LOCAIS PERMITIDOS PELAS NORMAS DE TRÂNSITO, E EM LOCAIS E CIRCUNSTÂNCIAS QUE NÃO COLOQUEM
EM RISCO A SEGURANÇA DOS PASSAGEIROS, QUE ESTÃO EMBARCADOS E DOS QUE IRÃO EMBARCAR, DOS
PEDESTRES E DE TODOS OS PASSAGEIROS QUE TRANSMITAM NOS VEÍCULOS AO REDOR”.
B) AUDIÊNCIA PÚBLICA.
NA MENSAGEM ENCAMINHADA PARA ESTA CASA DE LEIS, O SENHOR PREFEITO MUNICIPAL
SUGERIU QUE A CÂMARA REALIZASSE AUDIÊNCIA PÚBLICA UMA VEZ QUE A PROPOSTA APRESENTADA, PODE
ALTERAR A LOGÍSTICA DOS HORÁRIOS ATUALMENTE FIXADOS E SOBRE PARADAS PARA EMBARQUE E
DESEMBARQUE, E, AINDA, PELA POSSIBILIDADE DE TAIS SITUAÇÕES VENHAM ACARRETAR AUMENTO DE
CUSTOS.
ESTA COMISSÃO OUVIU PESSOAS INTERESSADAS NO ASSUNTO, ENTRE AS QUAIS, O DIRETOR
DA EMPRESA CONCESSIONÁRIA QUE NÃO SE OPÔS AO PROJETO, AFIRMANDO QUE ESSE ESQUEMA JÁ VEM
SENDO ADOTADO PELA EMPRESA, MAS REITEROU QUE AS PARADAS PARA EMBARQUES E DESEMBARQUES
DEVEM SER FEITAS EM LOCAIS PERMITIDOS, NÃO PODENDO HAVER PARADAS EM RUAS DE ELEVADO FLUXO DE
VEÍCULOS E OUTROS QUE POSSAM APRESENTAR RISCO DE ACIDENTES.
ASSIM, ESTA COMISSÃO DECIDIU NÃO ADOTAR A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA POIS A
MESMA IRIA RETARDAR O ANDAMENTO DO PROJETO E, A PRINCÍPIO, NÃO IRIA TRAZER QUESTIONAMENTOS
IMPORTANTES, UMA VEZ QUE TODOS JÁ SE MANIFESTARAM FAVORÁVEIS, INCLUSIVE, A CONCESSIONÁRIA, QUE
PODERIA SER A ÚNICA VOZ DISCORDANTE.
C) MÉRITO
QUANTO AO MÉRITO DO PROJETO APRESENTADO, ELE ENCONTRA-SE AMPARADO PELAS
DISPOSIÇÕES DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEUS ARTIGOS 23 INCISO II, 24, INCISO XIV E 227, § 2º, E
AINDA, PELA LEI FEDERAL Nº 13.146, DE 06 DE JULHO DE 2015 QUE TRATA DO ESTATUTO DA PESSOA COM
DEFICIÊNCIA.
ASSIM, NÃO HÁ O QUE DISCUTIR EM RELAÇÃO À SUA LEGALIDADE E CONSTITUCIONALIDADE,
POIS, TORNA-SE CLARO E INDISCUTÍVEL, QUE O PROJETO ESTÁ AMPARADO PELA LEI MAIOR E PELA LEI ESPECIAL
QUE ABRANGE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
COM ESSAS CONSIDERAÇÕES, MANIFESTAMOS NOSSO PARECER FAVORÁVEL AO PRESENTE
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR E RECOMENDAMOS SUA APROVAÇÃO PELO PLENÁRIO.
TELÊMACO BORBA, 07 DE MARÇO DE 2019.
ELIO CEZAR DOS SANTOS – PRESIDENTE
MARCOS MELLO – RELATOR
ELISÂNGELA RESENDE SALDIVAR