Indicação nº 852 de 2019

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Indicação

Ano

2019

Número

852

Data de Apresentação

28/10/2019

Número do Protocolo

5292

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

     

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinária

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

     

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    "INDICA AO SENHOR PREFEITO QUE ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VERIFIQUE A POSSIBILIDADE DE INSERIR NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS ALUNOS DO 5º ANO UM PROJETO VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA”.

    Indexação

    CURRÍCULO ESCOLAR DOS ALUNOS DO 5º ANO UM PROJETO VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA

    Observação

    Há pesquisas que colocam que essa concepção de educação financeira, de se programar, pensar a sustentabilidade de suas iniciativas, deve começar na infância, pois se você treina desde pequeno, a esperar, estará ensinando paciência que é uma habilidade que leva a uma vida financeira saudável. A educação financeira poderá ser abordada dentro das aulas de matemática, história, geografia e língua portuguesa. Em matemática, quando vai se falar em porcentagem, pode-se trabalhar sob uma perspectiva de finanças. Quando se trabalhar a questão do consumo, em geografia, pode-se pensar sob a perspectiva do consumo responsável, da sustentabilidade financeira. O tema deve ser introduzido de acordo com a faixa etária das turmas. No primeiro ano, eles podem começar a entender que as coisas têm um custo. E essa iniciativa está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular do Paraná, que estabelecem o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica. Em suma, os especialistas que analisaram o projeto em escolas que incluíram a educação financeira em seus conteúdos concluíram que os alunos apresentaram melhora significativa a qualidade do seu letramento financeiro, tendem a pensar mais no futuro e aumentam a intenção de poupar.
    Protocolo: 5292/2019, Data Protocolo: 18/10/2019 - Horário: 16:47:25