Parecer nº 124 de 2018

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Parecer

Ano

2018

Número

124

Data de Apresentação

17/09/2018

Número do Protocolo

3538

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

 

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinária

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    DA COMISSÃO DE ECONOMIA, ORÇAMENTO, FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO, PARECER AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 038/2018, DE INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO, MENSAGEM Nº 043 DE 24 DE AGOSTO DE 2018, QUE "AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA IMPORTÂNCIA DE R$ 760.000,00".

    Indexação

    Observação

    PARECER COM RELAÇÃO AO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 38/2018, QUE “AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA IMPORTÂNCIA DE R$ 760.000,00”.
    O PROJETO EM ANÁLISE AUTORIZA A DESTINAÇÃO DE RECURSOS AO PROJETO/ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, MANUTENÇÃO DO CONSELHO TUTELAR E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ DO MUNICÍPIO JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
    VERIFICA-SE QUE O CRÉDITO ADICIONAL DESTINA-SE A REALIZAÇÃO DE DESPESA NÃO PREVISTA NA LEI ORÇAMENTÁRIA EM RAZÃO DE ERROS DE PLANEJAMENTO OU FATOS INESPERADOS. NO CASO EM TELA, VERIFICA-SE QUE A REFERIDA DESPESA CRIA AS DOTAÇÕES DE DIÁRIAS- PESSOAL CIVIL; MATERIAL DE CONSUMO; OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA FÍSICA; OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA JURÍDICA E EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE, TODAS NA FONTE 000 (RECURSOS ORDINÁRIOS LIVRES) NO PROJETO/ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE JUNTO AO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
    TAMBÉM CRIA AS DOTAÇÕES DE VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS – PESSOAL CIVIL; OBRIGAÇÕES PATRONAIS; DIÁRIAS – PESSOAL CIVIL E EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE NA FONTE 000 (RECURSOS ORDINÁRIOS LIVRES) NO PROJETO/ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO DO CONSELHO TUTELAR E A DOTAÇÃO DE OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA FÍSICA – FONTE 000 (RECURSOS ORDINÁRIOS LIVRES) JUNTO AO PROJETO/ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO DO PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ DO MUNICÍPIO JUNTO AO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
    POR OUTRO LADO, HÁ QUE SE DESTACAR TAMBÉM QUE A SITUAÇÃO DESCRITA NO PROJETO RESULTA DA ANULAÇÃO PARCIAL/TOTAL DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS E ENCONTRA AMPARO NO INCISO III DO §1º DO ART. 43 DA LEI Nº 4.320/64, HAVENDO, PORTANTO, A JUSTIFICATIVA NECESSÁRIA, BEM COMO A INDICAÇÃO DOS RECURSOS A SEREM UTILIZADOS NA INCLUSÃO DA DOTAÇÃO PRETENDIDA.
    PARA FAZER FRENTE AO REFERIDO REFORÇO, ESTÃO SENDO CANCELADOS TOTALMENTE OS RECURSOS EXISTENTES NA DOTAÇÃO DIÁRIAS- PESSOAL CIVIL; MATERIAL DE CONSUMO; OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA FÍSICA; EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE E PARCIALMENTE A DOTAÇÃO DE OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA JURÍDICA, TODAS NA FONTE 000 (RECURSOS ORDINÁRIOS LIVRES) NO PROJETO/ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE JUNTO AO GABINETE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
    AINDA ESTÃO SENDO CANCELADAS PARCIALMENTE AS DOTAÇÕES DE VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS – PESSOAL CIVIL; OBRIGAÇÕES PATRONAIS; DIÁRIAS – PESSOAL CIVIL E EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE E OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA FÍSICA NA FONTE 000 (RECURSOS ORDINÁRIOS LIVRES) NOS PROJETOS/ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO DO CONSELHO TUTELAR E MANUTENÇÃO DA DIVISÃO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA JUNTO AO GABINETE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
    COM RELAÇÃO AO TEMA, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NO ART. 166, PARÁGRAFO 3º, PREVÊ O SEGUINTE:
    ART. 166.
    ...
    § 3º - AS EMENDAS AO PROJETO DE LEI DO ORÇAMENTO ANUAL OU AOS PROJETOS QUE O MODIFIQUEM SOMENTE PODEM SER APROVADAS CASO:
    I - SEJAM COMPATÍVEIS COM O PLANO PLURIANUAL E COM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS;
    II - INDIQUEM OS RECURSOS NECESSÁRIOS, ADMITIDOS APENAS OS PROVENIENTES DE ANULAÇÃO DE DESPESA, EXCLUÍDAS AS QUE INCIDAM SOBRE:
    A) DOTAÇÕES PARA PESSOAL E SEUS ENCARGOS;
    B) SERVIÇO DA DÍVIDA;
    C) TRANSFERÊNCIAS TRIBUTÁRIAS CONSTITUCIONAIS PARA ESTADOS, MUNICÍPIOS E DISTRITO FEDERAL; OU
    III - SEJAM RELACIONADAS:
    A) COM A CORREÇÃO DE ERROS OU OMISSÕES; OU
    B) COM OS DISPOSITIVOS DO TEXTO DO PROJETO DE LEI.

    A COMPATIBILIDADE ENTRE AS PREVISÕES CONSTANTES DO TEXTO E DAS TABELAS COM O PPA E A LDO ESTÃO SENDO INCLUÍDOS ATRAVÉS DO ART. 3º. SENDO ASSIM, SALVO MELHOR ENTENDIMENTO, NÃO SE VISLUMBRAM VÍCIOS QUE IMPEÇAM O PROSSEGUIMENTO DO REFERIDO PROJETO.

    É O PARECER.

    TELÊMACO BORBA, 13 DE SETEMBRO DE 2018

    MARIO CESAR MARCONDES - RELATOR
    ELISANGELA REZENDE SALDIVAR - PRESIDENTE
    EVERTON SOARES - VOGAL
    Protocolo: 3538/2018, Data Protocolo: 13/09/2018 - Horário: 17:29:36